Praticar o exercício que você gosta pode ajudar a frear o ganho de peso, diz estudo

Pesquisa mostra que a autonomia em decidir pela atividade física que se deseja fazer resulta numa menor ingestão calórica pós-exercício, com baixo percentual de escolha de alimentos não-saudáveis

Praticar o exercício que você gosta pode ajudar a frear o ganho de peso, diz estudo

Uma situação comum referida pelos praticantes de atividades físicas é a mudança que o exercício provoca no apetite e na escolha dos alimentos. Recentemente, um estudo realizado por pesquisadores australianos e publicado na renomada revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise, teve por objetivo avaliar justamente a interferência do exercício sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos escolhidos pelos voluntários, porém adicionando mais uma variável interessantíssima: a possibilidade de se escolher também o exercício a ser praticado.

O estudo avaliou 58 voluntários, homens e mulheres, que foram distribuídos em dois grupos: o grupo cujos avaliados podiam escolher o exercício que iriam praticar, e o grupo que faria o exercício sem a chance de escolha. Porém, ambos tinham o mesmo gasto calórico.

O sorriso na hora de se exercitar: ter prazer é o diferencial (Foto: Getty Images)O sorriso na hora de se exercitar: ter prazer é o diferencial (Foto: Getty Images)

O sorriso na hora de se exercitar: ter prazer é o diferencial (Foto: Getty Images)

Após a realização dos exercícios, os voluntários puderam escolher livremente num buffet de alimentos variados – saudáveis e não-saudáveis. Apesar dos voluntários reportarem um nível similar de apetite, a autonomia em se escolher o exercício que se deseja praticar resultou numa menor ingestão calórica pós-exercício, com um menor percentual de escolha de alimentos não-saudáveis.

Além disso, os avaliados com opção de escolha reportaram maior percepção de prazer e de valorização do exercício praticado. Esses resultados são muito interessantes, uma vez que reforçam a importância de se permitir que o indivíduo participe ativamente na escolha do programa de atividades físicas a que vai se submeter. Pois, apesar de todos os comprovados benefícios que os exercícios promovem sobre a saúde, certos comportamentos como a escolha inadequada de alimentos, ou seu consumo excessivo, podem prejudicar todos esses efeitos positivos.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/praticar-o-exercicio-que-voce-gosta-pode-ajudar-a-frear-o-ganho-de-peso-diz-estudo.ghtml