Primeira dica: busque o máximo de experiências extracurriculares
Como os jovens podem se preparar para o começo de suas carreiras? Com pouca idade e sem experiência de trabalho, a missão de ingressar no mercado pode ser desafiadora para muitos. A consultoria Eureca!, responsável por processos seletivos de empresas como Pepsico e Globo.com, dá algumas dicas sobre estágios, experiências, entrevistas e primeiro currículo. Confira:
1. Buscar o máximo de experiências extracurriculares
É de grande importância se desenvolver com movimentos estudantis, estágios de férias, intercâmbios, trabalhos voluntários e ressignificar essas experiências para ser sempre proveitoso. Aprender coisas novas na prática é bem mais fácil do que pelo meio teórico.
2. Interação entre pessoas e saber lidar com as diferenças
É muito importante saber lidar com as diferenças. Pessoas, modo de trabalhar, ambiente, gerações e ideias sempre serão diferenciadas e deve haver respeito. Essa troca enriquece e traz muita experiência para quem é novo na área.
3. Experimente várias áreas do curso
Grande parte dos cursos atualmente possuem diversas áreas de atuação dentro dele. Deve-se explorar ao máximo para que o jovem saiba de todas as possibilidades e possa escolher a que melhor se encaixa.
4. Busca do equilíbrio
Sempre estar com a cabeça presente onde você estiver. Se está na faculdade, não fique pensando no trabalho, viva aquele momento. Se está no trabalho, não fique lembrando da prova da próxima semana. A falta de foco atrapalha muito, ou seja, esteja presente no ambiente e aprenda ao máximo.
5. Autoconhecimento
Saiba quem você é. O que te faz feliz ou triste, quais são seus projetos, os seus pontos fracos e pontos fortes, isso vai ajudar muito no seu desenvolvimento. E o mais importante, seja você mesmo sempre, evite mentir ou ser contraditório em suas ações e discursos.
6. Tome cuidado com as redes sociais
Tome cuidado para não ser contraditório com suas ações on e off. Sempre deve haver coerência com o que você diz pessoalmente e o que você demonstra em suas redes sociais. Lembre-se sempre de usar as mídias sociais com moderação e equilíbrio.
7. Não fique preso ao seu curso
Cada vez mais existem novas possibilidades e a tendência é ter mais de uma carreira e um curso, podendo trabalhar em outras áreas.
“É essencial para a carreira de qualquer jovem que ela possua os chamados de 4 p’s, que são: protagonismo, ou seja, fazer a diferença na empresa que você está trabalhando. Sempre trabalhar com paixão e com coisas que te encantam. Ter um propósito e dar sentido na ação que você irá se dedicar e performance, tentando sempre gerar novos resultados para a empresa”, explica Augusto Junior, da Eureca!.