Depto Saúde e Segurança

FIQUE INFORMADO!

» Postura correta previne doenças

» Portaria 197.2010 – Maquinas e Equipamentos

» Álcool e seus efeitos

» Efeitos nocivos do cigarro

» Acidentes domésticos: Saiba como agir


ACIDENTE DE TRABALHO

ATENÇÃO!

Procedimentos em caso de acidente de trabalho

Em caso de acidente de trabalho ou de suspeita de doença profissional, a empresa é obrigada a emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e encaminhá-la ao INSS. Caso a empresa se recuse a emitir a CAT, o médico, autoridade pública, sindicato ou próprio trabalhador podem emitir o documento.

O INSS encaminhará o trabalhador para realizar a perícia médica, onde será averiguada a relação entre a doença e o trabalho (o chamado nexo causal) e também para avaliar sua capacidade para o trabalho.

Se for caracterizada a relação entre a doença e o trabalho, então o caso é de acidente de trabalho. Se o trabalhador estiver incapacitado para o trabalho, passa a receber o auxílio-acidente e inicia o tratamento médico.


Prevenir é a melhor solução – FIQUE DE OLHO

Prevenção, esta é a palavra chave quando se trata de diminuir os casos de acidente de trabalho. Temos um importante instrumento para ajudar a prevenir e evitar acidentes de trabalho, que é a CIPA.

Trabalhadoras e Trabalhadores, todos que tiverem interesse em se candidatar a CIPA – Comissão interna de prevenção de acidentes da empresa pode se inscrever para concorrer. Fique de olho na época da eleição, pergunte ao departamento de recursos humanos.

O representante da CIPA não só ganha estabilidade por ser cipeiro ele ganha muita responsabilidade.

O cipeiro tem como responsabilidade cuidar e zelar pela segurança das trabalhadoras e dos trabalhadores na empresa. Tem de trabalhar para que todos usem equipamento de segurança, que os equipamentos estejam em boas condições, que as maquinas estejam seguras para uso e que todos estejam conscientes de como se proteger de acidentes.

O cipeiro pode até ser responsabilizado junto com a empresa de um acidente que ocorre por isto ser cipeiro não é brincadeira e o sindicato estará cada vez mais investindo nos cipeiros e naqueles que querem melhorar o ambiente de trabalho.

Uma CIPA atuante e forte é a peça fundamental para eliminação dos fatores de risco no local de trabalho.


O Que é Saúde?

É o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso à posse de terra e aos serviços de saúde. (Conferencia Nacional de Saúde- 1986).

Para OMS (Organização Mundial de Saúde) é o complemento bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças.


O Que significa Qualidade de Vida?

È a condição de bem-estar físico, psicológico, social, econômico, político de uma população ou de uma pessoa, seja em seu ambiente familiar, em seu ambiente de trabalho. Em qualquer ambiente.

No ambiente de trabalho, as pessoas devem ser consideradas como o centro da organização e das relações e tudo que ali existe deve estar dentro de condições favoráveis à sua saúde e segurança.

Como não somos máquinas, a qualidade de vida também se refere à alimentação que consumimos, à educação que recebemos, ao acesso a políticas públicas humanizadas de saúde, ao trabalho que realizamos, ao lazer, ao transporte que nos leva e traz,a uma política de segurança pública que diminua a nossa exposição à violência, a uma educação não discriminatória.

Todos Temos que ter:

“Qualidade de Vida”. Isto significa respeito do próximo e ao próximo, valorização pelo ser, amor a vida, cuidados a saúde e beleza, cultura e educação.

RESPEITE A SI MESMO E O SEU PRÓXIMO!