A diretoria e funcionárias do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Industrias de Instrumentos Musicais e de Brinquedos do Est. de SP, participaram nesta quarta-feira, 08 de março, do evento promovido pela Força Sindical São Paulo, um evento para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. O encontro foi realizado de forma híbrida, na sede da FEQUIMFAR em São Paulo/SP e pelo Zoom.
Com os temas “Pela vida, democracia e autonomia econômica da mulher” e “Violência de gênero e seus impactos”, lideranças de Sindicatos e Federações filiadas à Força Sindical SP de várias categorias puderam trocar experiências e enriquecer o debate sobre a pauta das mulheres.
Em sua fala, Laura Santos, secretária de Políticas para Mulheres da Força Sindical São Paulo, coordenadora do departamento de mulheres e identidade de gênero da FEQUIMFAR e diretora do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região, disse que 2023 será um ano de comemoração e reconstrução: “depois de um período muito difícil, o amor venceu o ódio e temos boas perspectivas para avançar na luta pela igualdade com equidade, porque nós mulheres voltamos a ter visibilidade e protagonismo.”
Debate sobre combate às desigualdades
“Para enfrentar as desigualdades salariais, precisamos de políticas públicas que envolvam cuidados de uma forma geral, educação, saúde, atenção aos idosos e às crianças”, afirmou Marilane Teixeira, economista e professora da UNICAMP. “Nesse sentido, o papel do Sindicato é de acompanhar se as ações estão sendo colocadas em práticas por meio de comissões permanentes de negociação”.
Maria Angélica Lourenço, assessora em formação sindical, ressaltou: “É importante que o Sindicato faça um debate na base para fomentar e desenvolver o empoderamento da mulher, aproximando-as e fortalecendo a luta para avançar em melhores condições de vida e trabalho”.